Costa de Caparica vai ser sede mundial do naturismo

Encontro internacional conta com a participação de 40 países.

A Costa de Caparica vai ser palco da sede mundial do naturismo durante os próximos dias – de quinta-feira a domingo – , em que estarão representados cerca de 40 países e uma centena de dirigentes associativos de várias partes do mundo.

No 36.º Congresso Mundial de Naturismo vão abordar-se questões como a atividade de cada organização e vão ser realizadas atividades no concelho de Sesimbra – onde está situada a praia do Meco, conhecida como uma das oito praias oficiais em Portugal para a prática de naturismo.

De acordo com a Federação Portuguesa de Naturismo, Almada é o único concelho em Portugal com duas praias oficiais naturistas: Adiça e Bela Vista.

A federação, em comunicado, refere que a câmara municipal "apostou mais neste mercado, ainda por descobrir pelos empresários, num país à beira mar plantado e com mais horas de sol por ano na Europa".

A Federação Portuguesa de Naturismo espera que esta iniciativa contribua para fazer crescer uma forma de estar considerada uma filosofia de vida, "sem pudor” e “sem preconceitos". "Pela família, pelo próximo e pelo próprio, onde possa existir uma nudez social que é tão natural que ninguém reparará no corpo nu como tal, mas sim como uma pessoa que ali está ao lado, naturalmente", pode ler-se na mesma nota.

É a primeira vez que o congresso vai realiza-se em Portugal.