PSP detém gangue que assaltava idosos no Porto

“O valor global dos roubos será de uns 500 mil euros, entre dinheiro e bens”, explica o comissários da Divisão de Investigação Criminal da PSP

PSP detém gangue que assaltava idosos no Porto

A PSP desmantelou um grupo que terá consumado pelo menos 30 assaltos violentos na região do Grande Porto.

"Os roubos terão começado em fevereiro e indiciámos já este grupo pela prática de pelo menos 30 assaltos, mas admitimos que possam ser mais. E o valor global dos roubos será de uns 500 mil euros, entre dinheiro e bens", explicou o comissário Afonso Sousa, da Divisão de Investigação Criminal da PSP, à Lusa.

Os assaltos terão ocorrido nos concelhos de Gondomar, Valongo e Maia. O grupo, constituído por três pessoas – dois irmãos e um sobrinho destes –, com idades entre so 25 e os 35 anos, foram detidos em flagrante delito esta terça-feira no decorrer de uma ação da Divisão de Investigação Criminal da PSP, em Baguim do Monte, Gondomar.

"Atuavam sempre com grande violência. Às vezes agrediam as vítimas, ao ponto de algumas necessitarem de hospitalização, outras vezes punham sacos na cabeça dos assaltados, outras ainda intimidavam as pessoas com armas de fogo", explica o comissário acrescentando que os alvos do grupo tinham idades entre os 65 e 95 anos.

Um dos irmãos tinha mesmo um mandado de detenção europeu pendente por ter sido condenado a nove anos, há uma década, uma pena que não cumpriu. O mandato de detenção “acaba por ser cumprido nesta operação”. Já o outro irmão tinha sido condenado a cinco anos de prisão com pena de suspensa, também por roubos agravados.

Para além do grupo, a PSP deteve ainda um homem de 64 anos responsável por derreter o ouro e a prata roubados e uma mulher de 22 anos que prestava apoio operacional aos assaltantes.

Foram apreendidos também 32 mil euros em dinheiro, milhares de artigos em ouro e prata e o forno que era usado para derreter os metais nobres, assim como três armas de fogo, munições, gorros, luvas, mochilas, 250 maços de tabaco contrafeito, balanças digitais, telemóveis e reagentes usados para testar metal e diamante.