Maduro pede a Donald Trump para abrir fronteira a migrantes

Na última semana, Trump ameaçou fechar a fronteira com o México, caso as autoridades não bloqueiem o avanço dos migrantes

Nicolás Maduro pediu a Donald Trump que abra as fronteiras dos Estados Unidos para que milhares de migrantes possam ser recebidos.

"Vejo com dor o que está acontecendo na América Central, milhares dizem que já existem mais de oito mil homens e mulheres da América Central que iniciaram uma grande marcha em direção aos Estados Unidos, trazendo a sua dor, a sua miséria, a sua pobreza", disse o Presidente da Venezuela.

Como responsável pela crise migratória que começou há uma semana, Maduro aponta o “capitalismo neocolonialista”, depois de milhares de hondurenhos partirem em direção aos EUA para fugir da violência e procurar oportunidades de emprego.

"Nas Honduras e na região da América Central sempre existiu migração (…), mas o que vimos nestes dias não tem precedentes", afirmou Juan Orlando Hernández, Presidente das Honduras.

Na última semana, Trump ameaçou fechar a fronteira com o México, caso as autoridades não bloqueiem o avanço dos migrantes, bem como cortar a ajuda financeira a Honduras, a El Salvador e à Guatemala.