Rede de tráfico de pessoas desmantelada em Portugal

A Polícia Judiciária e a Guarda Civil espanhola desmantelaram uma organização criminosa internacional que se dedicava ao tráfico de seres humanos.

Rede de tráfico de pessoas desmantelada em Portugal

A Polícia Judiciária e a Guarda Civil espanhola desmantelaram uma organização criminosa internacional que se dedicava ao tráfico de pessoas. A rede angariava trabalhadores que eram depois explorados em campos agrícolas na zona de Segovia, em Espanha.

De acordo com um comunicado emitido pela Guarda Civil espanhola – cuja operação foi coordenada pela Eurojust -, as autoridades detiveram cinco pessoas e foram realizadas nove buscas domiciliárias, tanto em Portugal como em Espanha. Durante a realização das buscas, foi apreendida uma enorme quantidade de documentação que dizia respeito às condições de trabalhos das pessoas que ali eram exploradas e à própria organização criminosa, bem como uma arma de fogo.

Da operação resultaram quatro detidos em Espanha e uma outra pessoa em Portugal. Foram ainda identificados três outros membros do grupo.

As autoridades revelaram ainda que as vítimas eram captadas em zonas de “grande vulnerabilidade social” e, depois disso, eram transportadas para os campos da região de Tierra de Pinares (Segovia).

Ao que tudo indica, a organização criminosa iniciou a sua atividade em 2013 e oferecia emprego no setor agrícola em Espanha.