Portugal está no top 20 dos países com mais talento do mundo

Segundo o ranking mundial de talento elaborado pelo IMD, Portugal surge em 17.º lugar da lista depois de ter subido sete lugares

Portugal foi protagonista de uma das maiores subidas no ranking mundial de talento ao subir sete lugares. Atualmente Portugal está em 17.º lugar, à frente da França, Espanha e do Japão.

Segundo o estudo elaborado pelo IMD, a Suíça é o país mais talentoso do mundo, seguido pela Dinamarca e pela Noruega – que subiu quatro lugares. "A Suíça lidera o ranking de talento pelo quinto ano consecutivo, confirmando o seu papel como importante centro global de talentos. Ocupa o quarto lugar no Investimento e Desenvolvimento e o primeiro nos fatores de atratividade e aptidão", pode ler-se no comunicado enviado. A Bélgica que até aqui tinha estado em terceiro lugar, desceu oito posições, estando este ano em 11.º.

Num ranking que tem em conta o investimento e desenvolvimento, a atratividade e a aptidão, Portugal teve melhor cotação no primeiro patamar – onde fico em sétimo lugar. Já nos outros dois fatores, Portugal não passou das 29.ª e 22.ª posição, respetivamente.

No entanto, foi uma das maiores subidas registadas, a par com a Eslovénia que também subiu sete posições, ficando em 30.º. A maior subida foi registada pela Ucrânia, que passou do 59.º para o 48.º lugar (uma subida de 11 posições), e pela Jordânia que subiu oito posições