MAI. Eduardo Cabrita acusa Liga dos Bombeiros de “irresponsabilidade”

O ministro da Administração Interna diz que atitude é “absolutamente irresponsável”

MAI. Eduardo Cabrita acusa Liga dos Bombeiros de “irresponsabilidade”

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, disse este domingo que a atitude da Liga dos Bombeiros Portugueses é “absolutamente irresponsável”, tendo considerado "muito surpreendente a declaração de ontem à noite e que põe em causa a segurança dos portugueses."

O responsável garantiu que o Governo promete assegurar a segurança de todos os portugueses e apela a que se utilize o número 112 em caso de emergência.

Recorde-se que os bombeiros voluntários aprovaram este sábado o boicote à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

A notícia foi confirmada ontem pelo presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), Jaime Marta Soares.

A reunião terminou com a aprovação "por unanimidade e aclamação", o boicote a toda a informação à Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).

Assim, os bombeiros decidiram que serão negados pedidos da ANPC, que não irão integrar os dispositivos de combate a incêndios e que não irão marcar presença em cerimónias oficiais em que estejam presentes membros do governo.

Este voto de protesto surge depois de o governo ter aprovado, em outubro, diplomas sobre estruturas de comando. Recorde-se que a LBP reivindica uma direção nacional de bombeiros "autónoma independente e com orçamento próprio".