Gripe com “mortalidade acima do esperado”

Dados são do boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). 

Gripe com “mortalidade acima do esperado”

De acordo com o Boletim de Vigilância Epidemiológica da Gripe, divulgado pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), a gripe em Portugal manteve-se, na semana de 14 a 20 de janeiro, numa fase de atividade epidémica, mas com intensidade moderada e tendência crescente.

Assim, na terceira semana do ano, “a taxa de incidência de síndroma gripal (SG) foi de 85,5 por 100.000 habitantes”, tendo sido “predominantemente detetados em circulação os vírus da gripe dos subtipos A(H1) pdm09 e A(H3)”.

Além disso, o boletim indica ainda que se registou “um aumento do número de amostras positivas para o vírus da gripe nas últimas quatro semanas”, tendo sido reportados 22 casos de gripe pelas 28 unidades de cuidados intensivos que enviaram informação ao INSA.

“Foram ainda reportados seis casos de gripe pela Enfermaria Pediátrica que colabora na vigilância, tendo sido identificado o vírus A (H1N1) em três e o A (H3N2) nos outros três”, lê-se no boletim divulgado esta semana.

O documento diz ainda que a mortalidade registou valores “acima do esperado”.