Infarmed retira do mercado medicamentos Pneumorel

 Em causa está a identificação de um potencial efeito nocivo no ritmo cardíaco

A Autoridade Nacional do Medicamento determinou a retirada do mercado dos medicamentos Pneumorel, xarope, 2mg/ml e Pneumorel retard, comprimidos gastrorresistentes, 80 mg. Em causa está a identificação de um potencial efeito nocivo no ritmo cardíaco.

Numa nota divulgada esta quarta-feira na Internet, o Infarmed explica que a Servier Portugal – Especialidades Farmacêuticas, Lda. tomou a decisão após identificar “um potencial efeito nocivo no ritmo cardíaco associado à utilização de medicamentos contendo fenspirida”.

A autoridade esclarece ainda que “estes medicamentos estão indicados no tratamento de afeções das vias respiratórias: rinofaringites, laringites, manifestações respiratórias e otorrinológicas da alergia, otites e sinusites e das afeções das vias respiratórias inferiores: rinotraqueobronquites, bronquites, bronquites crónicas com ou sem insuficiência respiratória crónica, manifestações respiratórias da gripe e possível tratamento de fundo da asma pura ou complicada”.

Desta forma, o Infarmed informa que os médicos não devem prescrever estes medicamentos e os farmacêuticos não devem dispensá-los e devem proceder à sua devolução.

Os doentes devem interromper o tratamento com estes medicamentos e devolver as embalagens à farmácia para destruição. Além disso, o Infarmed aconselha ainda a consulta de um médico para prescrição de uma alternativa terapêutica, caso necessário.