Médico deixa alerta: não deve dormir com verniz nas unhas

Bastien Gonzalez é médico de figuras como Robert DeNiro e Gwyneth Paltrow

Médico deixa alerta: não deve dormir com verniz nas unhas

Costuma usar verniz gel ou gelinho? Temos más notícias para si: sabia que deve removê-lo antes de se deitar?

Quem o diz é o médico podologista das estrelas, Bastien Gonzalez: “Como a maquilhagem, que é retirada todos os dias antes de dormir, o verniz também o deveria ser”.

E porquê? Numa conversa com Sarah Vine, reproduzida no site Daily Mail, o especialista explicou quais os riscos associados ao uso do verniz. As luzes UV usadas para o secar são as mais preocupantes: além de acelerarem o envelhecimento da pele, podem também ser agentes causadores de cancro.

Além disso, Gonzalez, que é médico de figuras como Robert DeNiro e Gwyneth Paltrow, alerta para a possibilidade de as unhas absorverem químicos prejudiciais à saúde, que podem desencadear uma infeção. Isto acontece por o verniz estar tanto tempo em contacto com a unha.

O especialista refere ainda que os processos de remoção do verniz gel também contribuem para o envelhecimento da unha.

Por tudo isto, o podologista defende que só deve pintar as unhas de vez em quando: “O verniz é como a fast-food — rápido, conveniente e apelativo, mas só faz mal (…) Como um belo vestido ou uns belos sapatos, o verniz deve ser usado numa ocasião especial e retirá-lo de seguida. O resto do tempo a unha fica natural e saudável”.