O que vai mudar no Cartão de Cidadão?

A posição da fotografia, por exemplo, é uma das alterações

O Cartão de Cidadão vai ter um novo aspeto e o objetivo é ser igual em todos os países da União Europeia. Através de um comunicado, o Ministério da Justiça esclareceu esta quarta-feira que as alterações ao Cartão de Cidadão não são muitas. 

No entanto, o Cartão de Cidadão vai continuar a ter a funcionalidades eletrónicas "já em uso desde o seu arranque (há 12 anos), nomeadamente em ermos de autenticação e assinatura eletrónicas qualificada, sendo aliás internacionalmente reconhecido como um modelo". 

O que vai mudar? 

Segundo o Ministério da Justiça, o Cartão de Cidadão vai ter alguns ajustes na "componente física", sobretudo no "posicionamento dos elementos variáveis". Por exemplo, a posição da fotografia vai mudar para que todos os cartões de identificação sejam iguais em todos os Estados Membros. 

O nome em português mantêm-se, mas a sua designação em inglês passa a ser "Identity Card", em vez de "Citizen Card", como é hoje chamado. 

A última alteração tem em conta a evolução tecnológica e, por isso, vai ser introduzido "um mecanismo comum de autenticação e identificação eletrónica através da introdução de um chip contacless, permitindo, assim, que o Cartão de Cidadão Português seja lido automaticamente em todas as fronteiras".