Sabe que consequências tem no corpo apenas uma bebida alcoólica?

Vários estudos indicam que a ingestão de álcool em moderação não prejudica a saúde, mas afinal parece que a conversa não é bem assim…

Sabe que consequências tem no corpo apenas uma bebida alcoólica?

De acordo com um novo estudo publicado no The Lancet, beber apenas uma bebida por dia aumenta (significativamente) o risco de incidência de problemas relacionados com o álcool em 0,5%.

O valor vai aumentando por cada bebida que é consumida. Por exemplo, duas bebidas elevam o risco para 7%, cinco por dia o valor sobe para 37% e assim consecutivamente.

Segundo os especialistas responsáveis pelo estudo, a ingestão de álcool reduz a expectativa de vida, o que faz com que as pessoas tenham maior probabilidade de ter enfartes, doenças do fígado e danos no sistema nervoso central.

“Os riscos sobem exponencialmente com cada bebida ingerida. Particularmente, a forte associação entre o consumo de álcool e o risco de desenvolvimento de cancro ou de doenças infecciosas que muitas vezes dão origem a problemas cardíacos, sobretudo entre a população feminina”, refere o médico e professor Max Griswold, da Universidade de Washington, Estados Unidos.

“Este estudo é um alerta para os perigos potencialmente letais desta substância tão apreciada”, diz ainda.