Vandalizado memorial à perseguição dos judeus em Estrasburgo

O incidente ocorreu durante a noite, em Estrasburgo, onde ainda o mês passado foram pintadas suásticas em cerca de 80 pedras tumulares de judeus

O memorial da antiga sinagoga de Estrasburgo, arrasada pelos nazis, durante a Segunda Guerra Mundial, foi vandalizada durante a noite. O incidente foi divugado no Twitter pelo vice-presidente da Câmara de Estrasburgo, Alain Fontanel, partilhou uma imagem da placa de mármore derrubada, com a descrição: "Um novo caso de antissemitismo na nossa cidade". A antiga sinagoga era o principal local de adoração da comunidade judaica, até ter sido saqueada pela juventude hitleriana em 1940 e posteriormente queimada. "Tristemente a história repete-se", acrescentou Fontanel.

Estão a decorrer investigações para apurar os responsáveis. O incidente ocorreu durante uma vaga de incidentes antissemitas em França, levando até o ministro do Interior francês, Christophe Castaner a comentar que o ódio a judeus se está "a espalhar como veneno". Ainda o mês passado cerca de 80 pedras tumulares de judeus foram pintadas com suásticas em Estrasburgo.