Tarifa social deve ser alargada ao gás de botijo, alerta ADENE

 No terceiro trimestre do ano passado, existiam mais de 812 mil beneficiários da tarifa social na energia elétrica e cerca de 35 mil da tarifa de gás natural.

A ADENE – Agência para a Energia quer uniformizar os critérios de acesso à tarifa social entre eletricidade e gás natural, o que aumentaria os beneficiários deste apoio no gás natural, e alargar a medida ao gás de botija.

Estas recomendações constam de um estudo sobre a aplicação das tarifas sociais de eletricidade, criada em 2010, e de gás natural, em 2011, que contabiliza existirem, no terceiro trimestre do ano passado, mais de 812 mil beneficiários da tarifa social na energia elétrica e cerca de 35 mil da tarifa de gás natural.

Esta uniformização de critérios envolveria um impacto financeiro total de cerca de 9,5 milhões de euros. Outra medida defendida no estudo é a isenção do pagamento da componente fixa da tarifa aos beneficiários de tarifa social de eletricidade com a menor potência contratada (1,15 kVA), com impactos centrados nos consumidores mais pobres que tendencialmente consomem menos energia.

Também é sugerida uma “extensão” da tarifa social ao GPL em garrafa para consumidores domésticos, que a ADENE diz que beneficiaria as franjas mais pobres da população, que residem essencialmente fora dos grandes aglomerados urbanos.