Grupo de golfinhos é avistado na praia de Matosinhos

Os animais nadaram durante alguns minutos perto da costa

Grupo de golfinhos é avistado na praia de Matosinhos

As pessoas que se encontravam na praia de Matosinhos viram esta quinta-feira um grupo de quinze a vinte golfinhos, que nadaram durante uns minutos a poucos metros da costa. Um colaborador do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Samuel Amaral, afirmou à agência Lusa que “é bastante comum estas espécies virem junto à costa, só que não é fácil a visualização, mas hoje, como não havia vento nem ondulação e estava calminho, foi mais fácil".

De acordo co investigador, o grupo avisatado poderá ser uma “família” de golfinhos “costeiros”, que nada regularmente junto à costa, entre a Figueira da Foz e Vigo e que, tendencialmente, nadam “nas mesmas zonas”.

"Normalmente, andam sempre de sul para norte e norte para sul. Podem até viver aqui perto, mas ainda não há estudos que sustentem isso aqui na zona", continuou o colaborador, adiantando ainda que os golfinhos estiveram cerca de cinco junto à praia de Matosinhos.

"Estes são animais extremamente sociais, comunicativos, exploradores e curiosos, podem ter sido várias as razões [que os trouxeram até ao largo da costa], desde comida, socializar, passear e até explorar a zona", concluiu.