ASF tem de avaliar idoneidade de Tomás Correia

A futura presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) não tem dúvidas.

ASF tem de avaliar idoneidade de Tomás Correia

A futura presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) não tem dúvidas: o regulador dos seguros tem de avaliar já a idoneidade de Tomás Correia, assim como dos outros órgãos sociais da Associação Mutualista Montepio Geral (AMMG). “É evidente que isso tem de acontecer. O registo está a ser feito e é desse registo decorre a avaliação da idoneidade”, disse Margarida Corrêa de Aguiar, no Parlamento. 

A avaliação de idoneidade foi um tema discutido nos últimos meses referente a Tomás Correia, depois de se ter conhecido a multa de 1,25 milhões de euros por irregularidades quando era presidente do Banco Montepio, entre 2008 e 2015 por parte do Banco de Portugal por ter detetado falhas na sua gestão.

Além de Tomás Correia, outros sete administradores executivos foram também condenados por contraordenações, assim como a instituição financeira do Montepio, que terá de pagar uma multa de 2,5 milhões de euros. Ao todo, foram identificados sete tipos de ilícitos.

Já em relação à proposta do Governo de reforma da supervisão financeira que está atualmente no Parlamento, Margarida Corrêa de Aguia, garante que irá permitir um “maior equilíbrio” entre os três supervisores. “A leitura que faço é que resulta deste novo sistema um maior regulamento estatutário dos três supervisores e um maior equilíbrio”, afirmou.