Não há maior luta de bisnagas que o ano novo budista

O objetivo religioso é lavar o azar do ano anterior, mas rapidamente as celebrações se transformam numa festa cheia de cor e alegria.

Os tailandeses começam hoje o festival anuak de Songkran, também conhecido com o ano novo budista, que é celebrado entre 13 e 15 de abril. Tradicionalmente esta data é marcada por encontros entre familiares e deitando água sobre estátuas de Buda, mas com os anos transformou-se na maior luta de bisnagas do mundo.

As ruas da capital tailandesa, Bangkok, estão por esta altura repletas de uma multidão sorridente, molhando-se uns aos outros com bisnagas. O objetivo religioso de deitar águas sobre estátuas e pessoas é lavar o azar do ano anterior, sendo feitas também oferendas de roupa e comida aos templos budistas. Mas claramente muitos tailandeses aproveitam o momento para se divertirem, mascarando-se para a ocasião.

O feriado é celebrado também no Laos, Cambodja e no Myanmar, mas não com à escala em que é a festa da Tailândia, que recebe um enorme influxo de turistas de todo o mundo durante a ocasião.