Presença de caravelas-portuguesas em toda a costa motiva alerta

IPMA relembra os cuidados a ter. Avistamentos podem ser comunicados ao programa GelAvista

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou esta terça-feira para a presença da espécie Physalia physalis (Caravela-Portuguesa) em toda a costa portuguesa, incluindo nos Açores e na Madeira.

"Entre as espécies que ocorrem em Portugal, a Caravela Portuguesa é a que exige mais cautela. Influenciada por ventos e correntes de superfície, é frequentemente avistada na nossa costa. Apresenta um flutuador em forma de “balão" de cor azul e, por vezes, tons lilás e rosa; os seus tentáculos podem chegar aos 30m de comprimento e são muito urticantes, capazes de provocar graves queimaduras. Por isso, é importante relembrar que não se deve tocar nos tentáculos, mesmo quando a Caravela portuguesa aparenta estar morta na praia", refere o IPMA, em comunicado. São relembrados os cuidados a ter em caso de contacto com este animal: "deve limpar bem a zona afetada com água do mar e retirar quaisquer pedaços de tentáculos que possam ter ficado presos na pele. Poderá aplicar vinagre e bandas quentes e deverá procurar assistência médica."

O programa GelAvista do IPMA dedica-se à observação deste tipo de animais. Desde 2016 que procura envolver os cidadãos na recolha de informação sobre a ocorrência ou inexistências de organismos de aspeto gelatinoso na costa nacional, para perceber a dinâmica das espécies e permitir a previsão destas ocorrências. Nesse sentido, é reforçado o pedido para que os avistamentos sejam comunicados ao IPMA. A informação de cada avistamento (data, local, número de organismos e fotografia com objeto a servir de escala) deverá ser enviada para o email plancton@ipma.pt. Pode também ser comunicada através da aplicação GelAvista disponível na Play Store para sistemas Android.

Na página de Facebook do programa têm sido publicadas nos últimos dias imagens de diferentes avistamentos, sendo pedido aos internautas que reportem também avistamentos nulos, ou seja situações em que não foram avistados animais nos areais. Têm também sido reportados avistamentos da espécie Velella velella, que por vezes se confunde com as caravelas-portuguesas mas acarreta menos riscos para a saúde.