Fertagus a adapta comboios devido a aumento de procura

Empresa retira bancos para aumentar espaço dentro das carruagens. Metro de Lisboa e Transtejo não preveem alterações, apesar de também ter crescido procura com o passe único

A Fertagus registou um aumento de procura na casa dos 20% desde que o passe único entrou em vigor e a empresa está já a preparar uma resposta para fazer face ao maior número de passageiros. Segundo o DN, serão feitas alterações no interior dos comboios, removendo parte dos bancos, de forma a assegurar mais espaço para os passageiros.

Além da Fertagus, a procura também aumentou no Metro de Lisboa (4,4%) e na Transtejo-Soflusa, onde o número de passageiros  cresceu mais de 8%.

Em relação ao Metropolitano de Lisboa, já houve um aumento da velocidade com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos passageiros e aumentar o número de viagens realizadas.

Ao DN, fonte do Metro de Lisboa esclareceu que  "a implementação dos novos horários de comboios que ocorreu em meados de abril nas linhas Amarela, Vermelha e Azul, às horas de ponta da manhã e da tarde, possibilitou o aumento da velocidade para 60 km/h, o consequente aumento da frequência dos comboios e a inerente redução dos tempos de espera"

A Transtejo-Soflusa, por seu lado, apesar do aumento de procura dos seus serviços, afirma que para já não serão feitas alterações, lembrando estar em curso um procedimento para aquisição de novos barcos.

 "Os atuais constrangimentos operacionais e de recursos humanos na TTSL inviabilizam o reforço da oferta do serviço público de transporte fluvial, em especial nos horários de ponta", disse fonte oficial àquele jornal.