“Tudo indica que durante este ano” obras da ala pediátrica do Hospital São João avançarão, afirma Fernando Araújo

Ala pediátrica funciona em contentores há cerca de 10 anos.

As obras de construção da ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João, no Porto, deverão arrancar até ao final do ano. A garantia foi dada esta terça-feira por Fernando Araújo, presidente do conselho de administração da unidade hospitalar.

“Tudo indica que durante este ano, e espero que de forma precoce, possamos iniciar a obra no terreno”, indicou o responsável aos jornalistas, acrescentando que o projeto da obra foi entregue no final de abril e que se encontra em fase de análise.

“O grupo de trabalho, que é liderado pela Ordem dos Engenheiros, nomeadamente pelo engenheiro Poças Martins, está a selecionar as empresas a quem vamos pedir propostas para este projeto”, sublinhou, completando que os prazos estão a ser cumpridos, o que é sinónimo de uma “boa notícia”.

Desde 2008 que a ala pediátrica do hospital está a funcionar em contentores. No ano passado, a polémica esteve na ribalta e finalmente houve desenvolvimentos: foi aprovada pelo parlamento uma proposta de alteração ao Orçamento de Estado 2019 que previa a possibilidade de recorrer a ajuste direto para a construção da ala.

No início deste ano, a administração do hospital – que entretanto já apresentou um pedido de renúncia – revelou que as obras deveriam avançar no segundo semestre deste ano.