Pais condenados a prisão por não darem antibióticos ao filho que acabou por morrer

Menino de sete anos morreu na sequência de uma otite grave

Um tribunal italiano condenou os pais de uma criança de sete anos a três meses de prisão, com pena suspensa, por não terem seguido a orientação do médico, que prescreveu antibióticos na sequência de uma otite.

O menino tinha uma inflamação no ouvido que se agravou, tendo passado para o sistema nervoso e atingido o cérebro, o que levou à sua morte, em março de 2017, segundo a imprensa italiana.

Os pais não se consideram anti-medicamentos ou contra a medicina dita tradicional, mas estavam preocupados com o facto de o filho estar constantemente a ser submetido a tratamentos com antibióticos e decidiram recorrer a um homeopata, que no passado tinha conseguido resultados positivos na saúde da criança.

O homeopata que analisou o menino receitou alguns tratamentos naturais e não terá advertido os pais para os riscos de um agravamento da otite, o que veio a acontecer.

Umas semanas mais tarde, o menino acabou por morrer de uma encefalite, consequência da inflamação do ouvido que se agravou e passou para o sistema nervoso.

Os pais lamentaram a sentença, ainda que seja com pena suspensa, e anunciaram que vão recorrer.

O homeopata viu a sua licença, enquanto profissional de saúde, ser suspensa, e o seu julgamento irá começar a 24 de setembro.