Incêndio em Monchique está dominado

Cinco meios aéreos e 174 operacionais ainda se encontram no local. 

Um incêndio que deflagrou esta quarta-feira numa zona de mato na localidade de Chã da Casinha, em Monchique foi considerado dominado às 18h42. 174 operacionais e cinco meios aéreos ainda se encontram no local a efetuar trabalhos de consolidação, segundo o Diário de Notícias. 

As chamas obrigaram à mobilização de dez meios aéreos, 59 viaturas terrestres e à presença de 174 operacionais para o local, segundo a página oficial da Autoridade Nacional da Proteção Civil.  A zona foi apelidada de difícil acesso e o facto de estar "muito vento" dificultou a operação dos bombeiros. 

O presidente da Câmara, Rui Miguel André afirma que o incêndio gerou "bastante preocupação" visto tratar-se de "uma zona com muitos declives e muita vegetação e, por isso, a afetação de meios desta natureza no ataque inicial". 

Segundo Rui Miguel André o fogo deflagrou numa zona "onde estava a ser feita uma limpeza de matas". Ou seja, "foi exatamente numa ação de prevenção e de limpeza", explicou. "São zonas de terrenos particulares, que fazem o que podem. São zonas complexas e aqui o trabalho de prevenção também é muito difícil de ser feito".

Notícia atualizada às 19h40