Sergio Moro. Investigação a Fernando Henrique Cardoso iria “melindrar apoio” à Lava-Jato

Conversas mostram que o juiz opôs-se a uma investigação ao antigo Presidente do Brasil

Conversas entre Sergio Moro e o procurador federal Deltan Dallagnol sugerem que o juiz opôs-se a uma investigação ao antigo Presidente Fernando Henrique Cardoso no âmbito da Operação Lava Jato.

A troca de mensagens ocorreu um dia depois de a TV Globo ter noticiado que Fernando Henrique Cardoso estava a ser investigado no âmbito desta operação anti-corrupção, na sequência de uma denúncia a financiamento eleitoral ilícito.

“Tem alguma coisa mesmo seria do FHC? O que vi na TV pareceu muito fraco?”, questionou Sergio Moro, perguntando de seguida se era sobre a “caixa 2 de 96”. Dallagnol respondeu: “Em princípio sim, o que tem é muito fraco”, revela o site The Intercept Brasil.

O caso acabou por cair por os alegados crimes já terem prescrito. No entanto, o caso foi enviado para o Ministério Público de São Paulo “sem se analisar [a] prescrição. Suponho que de propósito. Talvez para mostrar imparcialidade”, explicou Dallagnol. Moro não gostou desta decisão, pois “melindra alguém cujo apoio é importante”.

O site The Intercept Brasil diz que a troca de mensagens ocorreu numa altura em que a Lava-Jato estava a ser alvo de duras críticas poupar políticos do PSDB, partido de Fernando Henrique Cardoso.