Neelman nega ter recebido prémio Airbus

David Neelman disse, durante uma entrevista, que os prémios dados no valor de 1,171 milhões de euros, a 180 pessoas, num ano de prejuízo para a TAP foram dados para “garantir pessoas qualificadas e com talento”. 

Em entrevista à Sic Notícias, o accionista privado da TAP, David Neelman recusou ter recebido um prémio no valor de 70 milhões de euros da Airbus e declara que todo o dinheiro que investiu na TAP foi feito de forma “transparente”.

O maior acionista privado da TAP justifica a troca das aeronaves pela falta de dinheiro da transportadora aérea e afirma que os aparelhos A350  “eram maiores do que era necessário e custavam muito mais”, logo, com o objetivo de “ver a empresa crescer mais rápido” realizou a troca de “12 aviões que não precisávamos por 30 de longo curso”.

Quando questionado pelo interesse dos deputados neste tema – Hélder Amaral, do CDS e o PS afirmaram ao i que iria questionar o empresário sobre o investimento – Neelman mostra-se “tranquilo” e pede-lhes para lerem o relatório feito pelo Tribunal de Contas. 

Esta reação surgiu depois de o Sol ter noticiado que o empresário David Neeleman conseguiu um ‘prémio’ da empresa Airbus, em 2015, de cerca de 70 milhões de euros pela troca da encomenda feita pela TAP pública, de aparelhos A350, pelos novos modelos A320 e A330 e de ter usado esse montante como investimento privado no processo de compra, em 2015. 

A TAP disse ao SOL “que nunca chegou a adquirir os aviões A350 nem recebeu qualquer compensação da Airbus por vendas que não poderiam ter sido realizadas»  

A transportadora aérea concretizou esta quarta-feira a maior operação em Bolsa desde 2012 no valor de 200 milhões de euros. O empresário afirma que o valor vai ser utilizado para “restaurar a dívida e financiar mais atividade”. 

O grupo TAP registou, em 2018, um prejuízo de 118 milhões de euros, valor que compara com um lucro de 21,2 milhões de euros registado no ano anterior, anunciou a transportadora em março.