Holandeses estiveram quatro horas sem conseguir ligar para a polícia

As autoridades holandesas aconselharam as pessoas a irem ao hospital por sua conta, visto ser impossível comunicar com os serviços de emergência “devido a uma avaria técnica”.

Em toda a Holanda foi impossível efetuar telecomunicações, na passada segunda-feira, durante quase quatro horas. Até ao anúncio da operadora nacional, Royal KPN, a declarar que o serviço já se encontrava em funcionamento, os habitantes e turistas não conseguiram ligar para ninguém, inclusive para o 112 e para polícia.

Até ao momento, não existe nenhum anúncio sobre o que aconteceu, no entanto, a Royal KPN nega ter sofrido um ciberataque. "Não temos razões para pensar que foi [um ataque] e monitorizamos os nossos sistemas 24 por dia sete dias por semana", disse uma porta-voz da operadora, citando a agência Reuters.

Já a porta-voz do Coordenador Nacional de Segurança e Combate ao Terrorismo, Anna Posthumus, disse que é "muito cedo para dizer" se pode ter havido um ataque cibernético.

As autoridades holandesas aconselharam as pessoas a irem ao hospital por sua conta, visto ser impossível comunicar com os serviços de emergência "devido a uma avaria técnica", escreveram na sua conta de twitter. O número de agentes aumentou durante o corte das telecomunicações nos locais militares, aeroportos e ruas para ajudar a população em caso de emergência.