Cultura

Jovem bailarino português vence maior competição de dança da China

Entre cerca de 150 concorrentes de vários países e com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos, a vitória de António Casalinho, de 16 anos, teve ainda mais destaque pelo facto de ser um dos concorrentes mais jovens em competição.

Jovem bailarino português vence maior competição de dança da China

DR  


O jovem bailarino português António Casalinho, de 16 anos, venceu esta sexta-feira a maior competição de ballet da China.

Antonio Casalinho, vencedor do Got Talent Portugal em 2017 e do Grand Prix Varna 2018, venceu esta sexta-feira o maior, mais antigo e mais conceituado concurso de dança da China, o BIBCC – Beijing International Ballet and Choreography Competition, considerado entre a comunidade artística como as “Olimpíadas” daquela arte.

Entre cerca de 150 concorrentes de vários países e com idades compreendidas entre os 14 e os 25 anos, a vitória de António Casalinho, de 16 anos, teve ainda mais destaque pelo facto de ser um dos concorrentes mais jovens em competição.

António Casalinho é aluno do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, sediado em Leiria, tendo ganho o maior prémio neste prestigiado concurso, o Grand Prix IBCC 2019.

Segundo fontes ligadas ao jovem bailarino, “esta vitória teve um forte impacto a nível mundial, com as atuações de António Casalinho durante os sete dias do concurso, a deixar ‘rendidos’ os membros do júri, composto por alguns dos mais conceituados bailarinos e professores do mundo do ballet”.

“Além de ser uma grande conquista para o nosso país, é também o reconhecimento do método cubano, que teve o seu início em Portugal há precisamente 20 anos atrás, através de Annarella Sanchez que inaugurou nessa data a sua academia na cidade de Leiria”, de acordo com as mesmas fontes.

“António Casalinho ingressou na Academia de Dança Annarella Sanchez com oito anos de idade e desde logo as suas aptidões se destacaram, sendo que os primeiros tempos foram de educação e com o objetivo de incutir o amor pelo ballet”, disse refere Annarella Sanchez.

“A partir de 2016, já com a criação do Conservatório Internacional de Ballet e Dança Annarella Sanchez, devido ao intercâmbio cultural com a Escola Cubana de Ballet, tivemos sempre o apoio para classes específicas de técnica masculina”, salientou também Annarella Sanches, referindo “que ao longo de todos estes anos foram várias professoras e professores que trabalharam incansavelmente ao longo dos últimos anos, fundamentais para uma correta preparação técnica, em que no fundo somos um pedaço de Cuba em Portugal”.

“Muitos Parabéns a todos os Professores, Enrique Perez-Cancio Cantero, Ricardo Flores, Fatíma Mekulova, Caridad Martínez, Rodolfo Castellanos, Raquel Aguero Mercado, Martha Iris Fernandez Aguero, Elena Cangas Martínez, Adriana Ferreira, entre outros que trabalharam e trabalham diariamente com o António”, afirmou a professora e diretora artística do Conservatório Internacional de Dança Annarella Sanchez, tendo revelado que António Casalinho regressa este domingo a Portugal.

Os comentários estão desactivados.