Termómetros chegam aos 37 graus esta quarta-feira. Há mais de 20 concelhos em risco máximo de incêndio

Sete distritos estão sob aviso amarelo devido ao tempo quente

Termómetros chegam aos 37 graus esta quarta-feira. Há mais de 20 concelhos em risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, esta quarta-feira, mais de duas dezenas de concelhos de seis distritos de Portugal continental em risco máximo de incêndio.

Estes concelhos pertencem aos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Viseu e Bragança.

Há ainda vários concelhos de todo o país em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Na última terça-feira, o IPMA já havia previsto a manutenção do risco de incêndio devido à subida gradual da temperatura máxima e à diminuição da humidade relativa. Assim, estão sob aviso amarelo, devido ao tempo quente, os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja até às 21h00.

A Autoridade Nacional de Emergência de Proteção e Civil relembra que nos locais onde o índice de risco temporal de incêndio é mais elevado ou máximo, existem proibições: a queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração (a não ser que seja autorizada pela autarquia local); o uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito e o lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes (o fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal).

De acordo com o IPMA, a temperatura máxima vai variar entre os 37 graus, em Évora e Beja, e os 23 graus, no Porto. Já a temperatura mínima vai atingir os 21 graus, em Castelo Branco e Faro, e os 14 graus, em Braga.