Sociedade

Ensino pré-escolar terá mais 1440 vagas este ano letivo

Ministério da Educação destaca ainda o rácio de pessoal não docente

DR  

Segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Ministério da Educação, a partir deste ano letivo os estabelecimentos de ensino pré-escolar terão mais 1400 vagas para as crianças com idades entre os três e os cinco anos.

“O esforço conjunto de Governo e autarquias permitiu aumentar sustentadamente o número de salas disponíveis, com a criação de mais 7 500 novas vagas desde 2016/2017, em territórios metropolitanos onde habitualmente se verificava falta de reposta.”, pode ler-se no comunicado.

Segundo a mesma fonte, o número de crianças dessa faixa etária tem vindo a decrescer entre 2015/2016 e o último ano letivo. Contudo, “a abertura de novas salas de Educação Pré-escolar é contrária a esta tendência. Durante esta legislatura, foram abertas mais de 300 salas nos territórios de maior pressão demográfica, o que corresponde ao referido aumento de 7 500 vagas. No início deste ano letivo haverá mais de 50 novas salas, correspondendo a mais 1 400 novas vagas.”

Para além do aumento do número de salas, também o rácio de pessoal não docente melhorou, passando “de um assistente operacional por cada 40 alunos, para um assistente operacional por cada sala (máximo 25 alunos).”