Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento avisam clientes sobre “falsos” funcionários em Lisboa

O objetivo dos “funcionários” é conseguir entrar nas residências. 

Os Serviços Intermunicipalizados de Água e Saneamento (SIMAS) de Oeiras e Amadora alertaram, esta quarta-feira, os clientes do serviço para a existência de pessoas que se estão a fazer passar por funcionários. Segundo um comunicado publicado no Facebook, o objetivo destes falsos funcionários é conseguir entrar nas residências.

O primeiro passo é o contacto telefónico. "Os mesmos começam por contactar os clientes por telefone, assumindo fazer parte da empresa fornecedora de água e, desta forma, recolher o maior número de dados possível, questionando inclusive a idade, se o cliente é reformado e se habita sozinho", pode-se ler na nota. 

Mais tarde, chegam à porta das pessoas e dizem estar a fazer colheitas de água para análise, com o objetivo de vender filtros e assim acabam por conseguir entrar na casa dos clientes da SIMAS. 

A empresa subilinha que, nesta altura, é de extrema importância prestar atenção aos detalhes que identificam os verdadeiros funcionários da companhia, como a farda própria e um cartão personalizado de identificação. 

"De salientar que todas as colheitas e análises de água são feitas exclusivamente pela Divisão de Controlo e Proteção da Qualidade de Água/ Laboratório acreditado nestes SIMAS", conclui a nota.