Desporto

Canoagem. José Ramalho é vice-campeão do mundo de maratonas

O atleta português, seis vezes campeão da Europa, ficou a 1,32 segundos do vencedor

José Ramalho conquistou este sábado a medalha de prata em K1 nos Campeonatos do Mundo de Maratonas de canoagem, a decorrer em Shaoxing, na China. O campeão nacional completou os 29,7 quilómetros da final em 2:08.35,53 horas, terminando a apenas 1,32 segundos do dinamarquês Mads Pedersen, o novo campeão do mundo - que se tornou o primeiro a conquistar os títulos de sub-23 e seniores numa única edição dos Mundiais, depois de já o ter feito nos Europeus deste ano.

O canoísta português de 32 anos, natural de Vila do Conde e atleta do Clube Fluvial Vilacondense, repetiu assim o feito conseguido em 2012, registando ainda três medalhas de bronze (2009, 2014 e 2016). Adiado fica, mais uma vez, o sonho de se sagrar campeão do mundo, ele que já conquistou o ouro em Europeus por seis ocasiões.

O título na prova chinesa acabou por ser decidido num sprint final a quatro, com Pedersen a levar a melhor sobre José Ramalho e o argentino Franco Balboa, que completou o pódio após terminar a 2,30 segundos do vencedor. Fora das medalhas ficou o sul-africano Andrew Birkett.