Dezassete partos em menos de 24 horas. Nunca tinham nascido tantos bebés em tão pouco tempo no Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) que, no passado dia 6 de novembro, assinalou um novo recorde.
“Com 13 partos por via vaginal e 4 cesarianas programadas por indicação materno-fetal, a equipa do Bloco de Partos do serviço de Obstetrícia que colaborou e assistiu os mesmos superou assim as anteriores marcas de novembro de 2016 e agosto de 2019”, informa, em comunicado, aquela unidade hospitalar.
Segundo a mesma nota, o primeiro parto resultou no nascimento de uma menina, pelas 03h06. O último parto, também de uma menina, deu-se pelas 20h40 do mesmo dia.
Tanto os bebés como as mães estão bem de saúde.
“Este momento demonstra a capacidade que o Serviço Nacional de Saúde dispõe nas suas instituições [neste caso, no serviço de Obstetrícia] para dar resposta de forma capaz, com a qualidade e segurança exigidas, em nome do bem-estar das mães, recém-nascidos e acompanhantes”, realçou Nuno Montenegro, diretor do serviço de Obstetrícia do CHUSJ.