Sismo de 3,8 atinge ilha do Faial

O presidente da CIVISA acrescenta ainda que a zona oeste do Faial, desde o começo de novembro está a sofrer um “ligeiro incremente” da atividade sísmica.

Um sismo com magnitude de 3,8 na escala de Richter atingiu a ilha do Faial, esta quinta-feira, segundo o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA). O sismo foi sentido às 2h53 locais, com epicentro a cerca de 31 quilómetros a oeste do Capelo, na ilha do Faial.

“De acordo com a informação disponível até ao momento, o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) em Capelo e Castelo Branco (concelho da Horta, ilha do Faial)”, afirma o CIVISA em comunicado. 

O sismo atingiu ainda Cedros e Salão com intensidade III/IV e Pedro Miguel e Angústias, freguesias da Horta com intensidade III.

De acordo com uma fonte do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, citada pelo Notícias ao Minuto, a atividade sísmica “é normal” e deve-se à junção tripla das placas tectónicas nos Açores.

O presidente da CIVISA acrescenta ainda que a zona oeste do Faial, desde o começo de novembro está a sofrer um “ligeiro incremente” da atividade sísmica, com todos os eventos “com epicentro no mar”, o que faz com que que o nível de risco seja moderado.