Guilherme Figueiredo e Menezes Leitão na segunda volta para bastonário dos advogados

Candidatos terão de disputar uma segunda volta.

Guilherme Figueiredo e Menezes Leitão vão disputar o cargo de bastonário da Ordem dos Advogados (OA) numa segunda volta, nos próximos dias 11,12 e 13 de dezembro, depois de as suas listas terem conseguido o maior número de votos na primeira volta, que decorreu entre quarta e sexta-feira.

O atual bastonário da OA, Guilherme Figueiredo, arrecadou 6121 votos, correspondendo a 25,37%, e Luís Menezes Leitão, Presidente do Conselho Superior, 4677 votos, o que equivale a 19,38% das votações. Como nenhum dos candidatos atingiu os 50% mais um dos votos terão de disputar uma segunda volta.

António Jaime Martins conseguiu 4264 votos (17,67%), Varela de Matos, 2221 (9,2%), Ana Luísa Lourenço, 1735 (7,1%) e Isabel Silva Mendes, 1081 (4,4%).

Nestas eleições para Bastonário e Conselho Geral votaram 24 126 advogados, registaram-se 3595 votos em branco e 432 invalidaram o voto.

Além das eleições para bastonário e Conselho Geral da OA, os advogados escolheram os próximos titulares do Conselho Superior, Conselho Fiscal, Conselho de Deontologia e os conselhos regionais do Porto, Coimbra, Lisboa, Évora, Faro, Açores e Madeira, Direção e Conselho de Fiscalização da CPAS.

Para o Conselho Superior venceu Paula Lourenço, no Conselho Fiscal Jorge Bacelar de Gouveia e na CPAS Carlos Pinto de Abreu.

Nos Conselhos Regionais ganhou em Lisboa João Massano, no Porto, Paulo Pimenta,  em Coimbra, António Sá Gonçalves, em Évora, Tiago Falcão e Silva, em Faro, Cristina Seruca Salgado, na Madeira, Paula Margarido e nos Açores, Rosa Ponte.