Controlado derrame de ácido sulfúrico em navio atracado em Setúbal

“Não houve derrame para as águas do rio Sado e também não há qualquer perigo para a população de Setúbal”, reafirmou responsável do porto.

O navio MV Hansa Flensburg, atracado no porto de Setúbal, tinha sete contentores a derramar ácido sulfúrico, ao contrário da informação que tinha sido divulgada no sábado que referia apenas um contentor.

"Os sete contentores, provenientes de uma empresa química do norte de Portugal, tinham sido embarcados em Leixões com destino ao porto de Marselha, em França", disse à agência Lusa o comandante do Porto de Setúbal, Alcobia Portugal, salientando que o derrame ficou contido no interior do navio.

"Não houve derrame para as águas do rio Sado e também não há qualquer perigo para a população de Setúbal", reafirmou, este domingo, o responsável do porto.

Até ao final do dia, todos os contentores danificados deverão ser retirados do navio para um parque devidamente isolado, para não haver contaminação dos solos. "Só depois de concluída essa operação e de se abrirem os contentores em causa é que se poderá perceber exatamente as quantidades de ácido sulfúrico que foram derramadas”, explicou o comandante Alcobia Portugal".