«a ideia de desenvolver o interior do brasil já tem mais de 200 anos e foi o marquês de pombal que sugeriu mudar a capital, que era salvador, para o interior do brasil», garantiu danielle athayde, curadora da mostra brasília 50 anos – meio século da capital do brasil, patente na etic, em lisboa.
segundo danielle athayde, «a exposição é uma homenagem aos 50 anos de brasília», que foi uma cidade totalmente planeada para ser a capital do brasil, com «o objectivo de desenvolver o interior do país».
brasília – localizada no planalto central do brasil – completou 50 anos de existência em 2010, tendo sido planeada pelos arquitectos oscar niemeyer e lúcio costa, que projectaram o plano urbanístico e ainda os principais edifícios do distrito federal.
a exposição já esteve em madrid durante os meses de setembro e novembro, contando com 20 mil visitantes e tendo entrada gratuita.
«já recebemos vários convites, como da frança e alemanha, para apresentarmos a exposição nestes países», destacou a curadora.
a inauguração da exposição em lisboa acontece amanhã e ficará patente na etic até 11 de janeiro.
estarão presentes no evento o embaixador do brasil, mário vilalva, a vice-governadora de brasília, ivelise longui, entre outras individualidades.
lusa/sol