Tráfego de passageiros nos aeroportos nacionais cresceu 6,9%

Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa,ultrapassou barreira dos 30 milhões de passageiros. Vinci Airports assegura que vai continuar a trabalhar com Governo na construção do aeroporto no Montijo.

Os dez aeroportos nacionais geridos pela ANA movimentaram quase 60 milhões de passageiros em 2019, o que representa um aumento do tráfego de 6,9%, divulgou em comunicado a Vinci Airports.

Em 2019, os aeroportos de Lisboa e Porto foram classificados como “dois dos mais dinâmicos na União Europeia”. Em Lisboa, o aumento do tráfego foi de 7,4% para os 31,1 milhões de passageiros. No Porto, verificou-se um crescimento de 9,8% para os 13,1 milhões de passageiros.

O aumento do tráfego de passageiros foi comum aos aeroportos de Faro (+3,7), Madeira (+0,7%) e Açores (+6,2%). Faro atingiu os nove milhões de passeiros transportados.

Para 2020, a Vinci Airports assegura que vai continuar a trabalhar com o Governo português “para converter a base aérea militar do Montijo num aeroporto civil e para modernizar o Aeroporto Humberto Delgado”, em Lisboa. “O objetivo deste projeto é aumentar a capacidade de receber passageiros na capital portuguesa, acomodando o crescimento de tráfego esperado para os próximos anos”, lê-se na nota.