Eurogrupo. Centeno diz que está em “pleno poder”

Presidente do Eurogrupo diz que “não faz sentido nenhum” abandonar funções.

Mário Centeno afastou o cenário de estar de saída da liderança do Eurogrupo. A garantia foi dada pelo ministro das Finanças da zona euro ao garantir que “não faz sentido nenhum” estar a abandonar funções quando está em “pleno poder” como presidente do Eurogrupo.

“É essa a minha função, é nisso que eu estou focado, e é para isso que, mais uma vez, estamos aqui [no Conselho, em Bruxelas]. Temos uma agenda muito cheia de tópicos e muito importantes para a área do euro”, afirmou. 

Esta é a reação do também ministro das finanças português às declarações de Marques Mendes ao afirmar que Mário Centeno já teria comunicado aos seus homólogos que não irá concorrer a um segundo mandato e que estaria preparado para abandonar o Governo rumo ao Banco de Portugal, revelou no seu habitual comentário de domingo, na SIC.

Também a ministra espanhola sublinhou que, “neste momento”, o cargo tem dono e que Mário Centeno “está a fazer um excelente trabalho”.

Recorde-se que, o governante iniciou em janeiro de 2018 um mandato de dois anos e meio à frente do fórum informal de ministros da zona euro, que termina assim em julho próximo, e ainda não anunciou se concorrerá a um segundo mandato.