Um quinto das crianças portuguesas estava em risco de pobreza em 2018

Menores de 18 anos são grupo etário mais exposto ao risco de pobreza.

Em 2018, mais de um quinto (21,9%) dos menores de 18 anos no país encontrava-se em risco de pobreza ou exclusão social, segundo dados divulgados esta quinta-feira pelo Eurostat. Números que estão ligeiramente abaixo da média da União Europeia (23,4%).

Os dados continuam a demonstrar uma queda. Sublinhe-se que em 2015 a percentagem de jovens em risco de pobreza situava-se nos 29,6%; 27% em 2016 e 24,2% em 2017.

Assim como na média da UE, em Portugal o mesmo risco é maior nas crianças do que nos adultos (21,6%) e do que nos idosos (21,2%)

Os números do Eurostat indicam assim que os menores de 18 anos constituíam o grupo etário mais exposto ao risco de pobreza ou de exclusão social em quase metade dos Estados-membros da UE.

Sublinhe-se que se considera que alguém está em "risco de pobreza ou exclusão social" se estiver em risco de pobreza após transferências sociais (pobreza de rendimentos), se viver em situação de privação material severa ou se viver em agregados familiares com intensidade laboral muito reduzida.