“Estamos a trabalhar em ventiladores”. Português junta centenas de especialistas para criar novos ventiladores

João Nascimento não perdeu tempo quando percebeu que havia falta de ventiladores e começou a procurar soluções.

“Estamos a trabalhar em ventiladores [em formato] open source para alcançar uma solução rápida e fácil que possa ser reproduzida e montada no local, em todo o mundo. Se tem algumas capacidades que pensa que podem ajudar, junte-se a nós no projectopenair.org“.

Foi assim que, através de um simples tweet, tudo começou. No dia 11 de março, João Nascimento escreveu no Twitter a procurar o maior número de pessoas possível para se juntarem a um projeto que tem como objetivo desenvolver um novo modelo de ventilador médico open source. Num curto espaço de tempo, 500 pessoas já responderam a este apelo de João Nascimento.

Em apenas 24 horas alguns dos maiores especialistas da área responderam de forma positiva a este apelo. Entre os especialistas estão investigadores do MIT, CalTech e Standford, que trabalham em conjunto através da plataforma Slack.

Ao Observador, João Nascimento disse que não estava à espera desta resposta tão rápida e tão massiva por parte de centenas de pessoas que se quiseram juntar ao projeto.