Volume de negócios na indústria caiu 2% em fevereiro

No período analisado, os índices de emprego e de horas trabalhadas diminuíram, em termos homólogos: 0,6% e 0,9%, respetivamente. Por outro lado, o índice de remunerações registou um aumento em fevereiro de 3,4%.

O índice de volume de negócios na indústria desceu em fevereiro 2%, em comparação com o mesmo período de 2019, divulgou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE). Ainda assim, os impactos no setor ainda não espelham os efeitos provocados pela pandemia da covid-19, que só se farão sentir nos dados referentes ao mês de março.

"Embora a informação deste destaque possa já traduzir em certa medida a situação atual determinada pela pandemia covid-19, é de esperar que as tendências aqui analisadas se alterem substancialmente nas próximas divulgações", indica o INE, através do boletim dos Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Indústria.

Em feveiro, a quebra de 2,0% no volume de negócios refletiu variações negativas no mercado nacional e externo, que reduziram 2,1% e 1,9%, respetivamente.

No período analisado, os índices de emprego e de horas trabalhadas no setor diminuíram, em termos homólogos: 0,6% e 0,9%, respetivamente. Por outro lado, o índice de remunerações registou um aumento em fevereiro de 3,4%.