Rainha Isabel II escondeu-se num arbusto para evitar convidados

Casal romeno foi de mais para a monarca que só queria estar sossegada com os seus cães.

Quando se é a Rainha de Inglaterra uma das palavras que se sobrepõe a tantas outras é o protocolo. E Isabel II já deu provas de que este é um conceito que leva muito a peito e que tenta cumprir com rigor. Mas agora há um documentário que alega que a monarca também já fez uso da estratégia de atravessar a rua para não ter de cumprimentar alguém. Embora, numa versão mais ‘real’.

Num documentário televisivo intitulado – 'Our Queen: Inside the Crown' – é revelado que a Rainha chegou a esconder-se dentro de um arbusto para evitar o ditador romeno, Nicolae Ceaușescu.

O líder romeno visitou terras de sua majestade em 1978 com a sua mulher e Isabell II e o marido, duque de Edimburgo, cumpriram o seu dever diplomático e protocolar, tendo ido receber o casal numa estação de comboios, de onde seguiram para o Palácio de Buckingham. 

No entanto, terá havido uma altura em que a Rainha não aguentou mais e ‘desapareceu’, preferindo levar os seus cães a passear nos jardins do palácio. Mas quando viu o casal romeno a aproximar-se escondeu-se num arbusto, adiantou à People Robert Hardman, jornalista e realizador de documentários sobre a família real britânica.

"Ela pensou, 'não consigo mesmo falar com eles cara a cara', por isso, pela primeira vez na sua vida, escondeu-se num arbusto dos jardins do palácio para evitar os convidados", acrescentou.

Um antigo político inglês confirmou que o casal romeno foi dos encontros que Isabel II menos gostou. "A rainha aguentou pessoas diferentes, mas os Ceaușescu foram demasiado para ela… deixou bem claro que não gostou da visita!", garantiu David Owen.