Mulher detida por espalhar cartas xenófobas em casas de americanos com origem asiática: “Vai para longe”

Mulher foi detida depois de o sistema de videovigilância de uma casas a filmar a tocar numa campainha e a colar uma das cartas na porta da habitação

Uma mulher, do estado da Califórnia, nos Estados Unidos, foi detida por deixar cartas xenófobas em pelo menos cinco casas de americanos com origem asiática.

Segundo a imprensa norte-americana, Nancy Arehinga, de 52 anos, escreveu várias cartas onde exigia que as pessoas nascidas fora dos Estados Unidos “retornassem, voltassem para a sua terra imediatamente, rapidamente, com urgência”. A mulher pedia ainda aos imigrantes, incluindo crianças, que deixassem o país até 23 de maio.

"Porque consideramos que és um estranho, uma pessoa ruim para este país, sai, vai para longe, volta para o teu país, o lugar onde pertences", dizia uma das cartas que foi encontrada afixada numa árvore.

“Neste lugar, nenhum asiático é permitido”, acrescentava.

A mulher foi detida depois de o sistema de videovigilância de uma casas a filmar a tocar numa campainha e a colar uma das cartas na porta da habitação. Depois de detida, a polícia encontrou várias cópias numa mochila.

Recorde-se que os Estados Unidos têm responsabilizado a China pela pandemia de covid-19. Donald Trump referiu-se mesmo ao novo coronavírus como um "vírus chinês" e alega que este teve origem num laboratório de Wuhan.