Sociedade

Efemérides de 29 de Maio

1453 Queda de Constantinopla: o sultão otomano Maomé II conquistou Constantinopla há 567 anos. depois de um cerco de seis semanas, pondo fim ao Império Bizantino, um evento que muitos consideram marcar o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna.

1913 O ballet A Sagração da Primavera, de Stravinsky (1882-1971), estreou há 107 anos, sob vaias (Paris, Teatro dos Campos Elíseus, Sergei Diaghilev e companhia de Ballets Russes), apesar de Bernstein ter considerado geniais as dissonâncias.

1964 Estreou-se há 56 anos o Coro Gulbenkian, na Igreja de São Vicente de Fora, em Lisboa, com a primeira audição em Portugal da Paixão Segundo São Mateus, de Georg-Philipp Telemann.

1990 Boris Ieltsin (1931-2007) foi eleito há 30 anos Presidente da Federação Russa, sucedendo a Gorbatchov e antecedendo Putin, para deixar consolidar ali o capitalismo selvagem agora em vigor, e dar diversas mostras públicas de alcoolismo.

2013 Na Turquia, há 7 anos, centenas de manifestantes acamparam entre as árvores do parque Gezi, em Istambul, impedindo que escavadoras arrasassem um dos últimos espaços verdes da cidade, destinado à construção de um centro comercial – lançando uma enorme acção nacional de protestos a partir de argumentos ambientais mal suportados pelo autoritário Erdogan (bons velhos tempos).

2019 Morreram 7 pessoas e outras 21 de3ram-se por desaparecidas, há 1 ano, ao naufragar um barco com 34 turistas a bordo no Danubio, à altura de Budapest (Hungría).