OMS alerta para “ressurgimento muito significativo” de novos casos na Europa

Domingo registaram-se 183 mil casos, o maior número diário até agora.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) chamou a atenção, esta quinta-feira, para um “ressurgimento muito significativo” de novos casos de covid-19 em países na Europa e voltou a alertar para uma aceleração da pandemia, como aliás já tinha feito ontem.

O diretor regional para a Europa da OMS, Hans Kluge, sublinhou, numa conferência de imprensa online a partir de Copenhaga, que a pandemia “continua a acelerar” para números recorde, revelando que domingo passado foi o dia em que se registou o maior número de novos casos de sempre, com 183 mil diagnósticos confirmados.

“A Europa viu [na semana passada] um aumento em casos semanais pela primeira vez em meses”, disse, adiantando que nos países da região continuam a ser comunicados cerca de 20 mil novos e 700 mortes por dia, apesar de a região apresentar “uma proporção cada vez menor dos casos globais".

“Trinta países registaram aumentos nos novos casos acumulados durante as duas últimas semanas. Em onze deles, a transmissão acelerada do novo coronavírus levou a um ressurgimento muito significativo que, se não for combatido, levará os sistemas de saúde ao limite mais uma vez”, alertou

Os novos surtos em países como Espanha, Polónia, Alemanha ou Israel centram-se em “escolas, minas de carvão e ambientes de produção alimentar”, revelou ainda.