Miranda do Douro. Descoberta escultura com mais de dois mil anos

O berrão agora descoberto mede mais de um metro e meio de comprimento, é feito de granito e tem mais de dois mil anos.

Um terreno agrícola na freguesia de Duas Igrejas, em Miranda do Douro, escondia um achado arqueológico peculiar: um berrão – uma figura zoomórfica pré-romana, neste caso representando um porco – com mais de dois mil anos, datável de entre os sécs. IV e I a.C., noticiou a Lusa esta semana.

A figura pesa mais de uma tonelada e tem mais de 1,5 metros de comprimento, encontrando-se em boas condições. “Foi encontrado ao acaso quando se preparava um terreno agrícola”, explicou Mónica Salgado, a arqueóloga da Câmara de Miranda do Douro, à agência Lusa, sublinhando que “o achado está em boas condições estruturais, apenas apresenta pequenas fraturas na estrutura, e está muito bem elaborado”.

Na zona de Trás-os-Montes e na Beira Interior, assim como nas províncias espanholas de Salamanca, Ávila e Cáceres, estas figuras são relativamente comuns, tendo aparecido até à data cerca de 400 berrões. E o porco é mesmo o animal mais vezes representado. “Os berrões podem ser representações de touros e porcos, existindo algumas exceções, e apresentam um caráter sacrorreligioso, assente na força, virilidade e combatividade”, explicou a arqueóloga.