Rua dos Bacalhoeiros em Lisboa foi pintada de azul e as críticas não se fizeram esperar: “Não acredito que isto seja real”

Rua dos Bacalhoeiros foi intervencionada no âmbito do programa municipal ‘A Rua é Sua’, “que promove a mobilidade ativa, melhora o acesso ao comércio local e aumenta as áreas para esplanadas para garantir maior segurança”. Contudo, a maior parte dos lisboetas que se pronunciaram não gostaram das mudanças, nomeadamente da nova cor da rua.

A Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, decidiu dar outro ar à Rua dos Bacalhoeiros, em Lisboa.

Nas redes sociais, a Junta já tinha revelado que a rua iria ser intervencionada no âmbito do programa municipal ‘A Rua é Sua’. Além de pedonalizada, a Rua dos Bacalhoeiros foi também pintada de azul e ganhou “mais espaço”. Contudo, a obra parece não ter agradado a maior parte dos lisboetas, que decidiu mostrar desagrado por aquilo que consideram ser uma “destruição” da cidade.

 “Qual a finalidade de despejar tinta colorida na rua, por favor? Em que plano e medidas de conservação das mesmas e do centro histórico é que se insere?”, questionou uma seguidora. “Não acredito que isto seja real”, comentou outro utilizador.

"Uma verdadeira aberração na destruição da cidade de Lisboa", lê-se noutro comentário. “Acho mal, uma é Rosa a outra é azul será que é uma para as meninas e outra para os meninos!??”, disse um utilizador, fazendo a referência à conhecida rua Cor-de-Rosa.

No site oficial, a Junta justifica que “ a nossa vida mudou nestes meses e assim têm de mudar as cidades”, explicando depois que a capital portuguesa se está a adaptar “à nova normalidade, com uma série de intervenções que garantem maior distância física nas ruas e passeios”. Contudo, o que parece não ter agradado aos lisboetas é mesmo a cor escolhida para a intervenção.