O que é o movimento Free Britney? Fãs exigem liberdade da cantora

Desde 2008, quando a cantora teve vários episódios de crises de saúde mental, o pai, Jamie Spears, ficou com a sua tutela em tribunal.

Nos últimos dias, vários internautas iniciaram um movimento utilizando o hashtag Free Britney – libertem a Britney – dirigindo-se à cantora Britney Spears e apelando pela sua liberdade. Paris Hilton, Vera Wang e outras celebridades têm partilhado também a hashtag em defesa da cantora. Tudo isto porque muitos dos seguidores da artista acreditam que pai da cantora, Jamie Spears, continua a controlar a sua vida e as suas escolhas pessoais e profissionais, desde 2008, quando a cantora teve vários episódios de crises de saúde mental, e este ficou com a sua tutela em tribunal. Tal determina que uma pessoa não está apta a tomar decisões sobre a sua vida sozinha, devido à sua fragilidade física e emocional. Jamie Spears ficou então responsável pela cantora e consequentemente pelo seu património financeiro e pela sua carreira. 

Aos 38 anos, a artista tem partilhado vários vídeos que os fãs tem apelidado de "estranhos" e que acreditam que seja um "grito de ajuda". Muitos acreditam que o pai de Spears forçou-a a fazer três tours mundiais, a continuar a participar em eventos televisivos e a lançar discos nos últimos anos e que agora está a tentar tornar a tutela permanente, pois acredita que ela sofre de demência precoce, e irá continuar a controlar a artista.

Um dos maiores fãs de Britney, Brandon Hale, vai mais longe e diz que a cantora não tem permissão para "conduzir, votar, casar, ter filhos, gastar o seu próprio dinheiro, sair de casa, contratar um advogado próprio, ter controlo sobre a sua carreira, falar da tutela em público" entre outras, desde o ano de 2008. 

Além disso, Britney paga cerca de 1, 1 milhões de dólares em taxas para manter a tutela, incluindo cerca de 130 mil dólares anuais ao pai, e tem de pagar a um advogado que ela não pode escolher. É-lhe permitido gastar 1.500 dólares por semana para contas, compras e serviços essenciais. O seu património líquido é de cerca de 250 milhões de dólares. 

Em agosto, Britney irá ser presente a tribunal e pode rever a sua tutela judicial, daí os fãs estarem a iniciarem este movimento agora. Mais de 134.000 fãs já assinaram uma petição pedindo que Spears tenha o direito de contratar o seu próprio advogado para voltar a recuperar a sua liberdade.

A cantora não comentou ainda o assunto, mas o ano passado deu a entender aos fãs que tem controlo sobre a sua vida. "Podem não saber isso sobre mim, mas eu sou forte e defendo o que quero!", garantiu.