Commerzbank com perdas de 96 milhões

O segundo maior banco comercial privado alemão devido às provisões e possíveis custos de reestruturação prevê fechar 2020 com prejuízos.

O Commerzbank, segundo maior banco comercial privado alemão, passou de lucros de 401 milhões para um prejuízo de 96 milhões de euros até junho deste ano.

Em causa está a criação de provisões para crédito malparado no valor de 795 milhões no primeiro semestre, contra 256 milhões um ano antes. Do total, 175 milhões dizem respeito a um único crédito. 

Os efeitos da pandemia também tiveram um impacto negativo de 131 milhões no segundo trimestre, segundo os cálculos provisórios. A qualidade da carteira de empréstimos permanece elevada, devido à grande redução dos riscos nos últimos anos, e a taxa de créditos problemáticos é de apenas 0,8%, refere o banco.

O banco espera que as receitas da divisão da banca privada e de pequenas empresas se mantenham se não houver um segundo confinamento, as atividades económicas recuperarem gradualmente e os programas de apoio governamental sejam eficazes.

Mas o Commerzbank prevê um maior impacto da pandemia da covid-19 nas grandes empresas. Devido às provisões e possíveis custos de reestruturação, o Commerzbank prevê fechar 2020 com prejuízos.