Vida

Maestro brasileiro fica em lágrimas ao conseguir tocar piano com a ajuda de luvas biónicas | Vídeo

Próteses desenvolvida para o músico voltaram a permitir-lhe tocar piano, depois de os médicos lhe dizerem que nunca mais o faria.

O maestro e pianista brasileiro João Carlos Martins emocionou a Internet, esta terça-feira, depois de ter partilhado um vídeo onde se mostra em lágrimas ao conseguir tocar piano com o uso de luvas biónicas extensoras – umas luvas que foram criadas para quem fica com as mãos fechadas a maior parte do tempo devido a problemas neurológicos ou motores e que estendem os dedos, permitindo abrir o máximo possível as mãos.

"Haja coração! Quanta inspiração, meu Deus!”, escreveu o maestro, de 80 anos, na legenda do vídeo que o mostra a chorar enquanto toca piano.

De acordo com a imprensa brasileira, a história de superação do músico começou há vários anos. O músico tem enfrentado atrofia, distensões e outros problemas osteomusculares.

Já em 2001 acabou por descobrir um tumor na sua mão esquerda. Tinha apenas 63 anos quando os médicos lhe disseram que nunca mais poderia tocar piano como antes, o que o levou a tornar-se maestro.

Em fevereiro de 2019, João Carlos Martins passou pela 24ª cirurgia aos nervos do braço esquerdo para diminuir as dores crónicas e os médicos disseram ao maestro este já não poderia tocar piano em definitivo devido à baixa mobilidade.

Em 2019, o Ubiratan Bizarro Costa, desenvolveu uma prótese para o músico —as chamadas luvas biónicas que melhoram os movimentos das mãos e lhe permitiram voltar a tocar piano. "A humanidade não pode ficar sem a música de João!", disse o designer na altura.