Serviços de saúde mental suspensos em 93% dos países do mundo

Um terço dos dos países inquiridos reportaram interrupções em tratamentos de emergência, como delírio ou convulsões prolongadas

A pandemia levou à suspensão dos serviços de saúde mental em 93% dos países do mundo, segundo os resultados de um inquérito feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O inquérito foi feito entre junho e agosto a 130 países. Destes países, mais de 60% referiu que que existem perturbações nos serviços de saúde mental para pessoas vulneráveis. 

Ainda segundo o inquérito, um terço dos dos países inquiridos (35%) reportaram interrupções em tratamentos de emergência, como delírio ou convulsões prolongadas. O acesso a medicamentos também sofreu alterações durante a pandemia. Em 30% dos países do mundo houve perturbações no acesso a medicamentos para distúrbios mentais e neurológicos. 

Antes da pandemia, alertou a OMS, os países gastavam menos de 2% do orçamento destinado à saúde nesta área. Agora, “o luto, o isolamento, a perda de rendimento e o medo estão a desencadear condições de saúde mental ou a exacerbar as já existentes”, sendo necessário aumentar o investimento na saúde mental. “Tudo isto sublinha a necessidade de mais dinheiro para a saúde mental”, alertou a OMS.