Trânsito cortado na Segunda-Circular no sentido Benfica-Aeroporto nos próximos fins de semana

Entre as 6h00 de sábado e as 6h00 de segunda-feira vão decorrer obras de requalificação na estrada

O trânsito vai estar cortado na Segunda Circular, no sentido Benfica – Aeroporto, em Lisboa, nos próximos dois fins de semana entre as 6h00 de sábado e as 6h00 de segunda-feira devido a obras de requalificação, anunciou a Câmara Municipal de Lisboa esta sexta-feira.

A autarquia anunciou que as obras se referem a uma reparação das juntas de dilatação no viaduto sobre a Radial de Benfica, no sentido Benfica-Aeroporto, e implicam o “corte total da circulação na Segunda Circular”.

Durante os próximos dois fins de semana – 14 a 16 de novembro e de 21 a 23 do mesmo mês – as obras começam na Radial de Benfica e terminam na Estrada do Calhariz de Benfica.

Como alternativa, a Câmara de Lisboa indicou a Avenida General Correia Barreto (Radial de Benfica), em direção ao IP7 – Itinerário Principal (Eixo Norte-Sul) e, depois, à Segunda Circular. Pode consultar mais informações e desvios de trânsito aqui.

Estes trabalhos fazem parte da segunda fase da requalificação da Segunda Circular, cujo objetivo é “melhorar a segurança e condições de circulação de uma das vias estruturantes mais importantes da cidade”, refere o comunicado. No total, a requalificação desta estrada representa um investimento municipal de 4.592.816 euros.

A fase 1 da intervenção ocorreu no sentido Aeroporto – Benfica, de 31 de agosto a 30 de outubro deste ano, e a fase 2 no sentido Benfica – Aeroporto, começou no dia 2 de novembro.

Como já tinha sido anunciado, os trabalhos vão acontecer entre as 21h00 e as 6h00, exceto aos fins de semana, e no mês de agosto, em que as obras devem ser feitas em 24 horas.

Segundo o caderno de encargos da obra, trata-se da na “renovação da camada betuminosa superficial do pavimento existente, evitando-se operações mais intrusivas e onerosas, que os projetos futuros para a Segunda Circular desaconselham”. O mesmo documento estabelece ainda que não é permitido o corte total à circulação, pelo que às 6h00, no final de cada dia de trabalho, a circulação decorrerá nos dois sentidos “sem quaisquer obstáculos”.

Em dezembro passado, Fernando Medina justificou a realização destas obras com o”estado da via”, considerando que “não era possível esperar mais”. O presidente da Câmara adiantou, na altura, que se trata apenas de obras de manutenção para pavimentação, pinturas e iluminação pública, pelo que não representam uma grande mudança daquilo que se vê hoje na Segunda Circular.

Recorde-se que a adjudicação da repavimentação da estrada foi aprovada a 9 de abril deste ano. O contrato foi depois enviado para o Tribunal de Contas a fim de receber o visto prévio para começar as obras. Em comunicado, a Câmara Municipal afirmou que a proposta de adjudicação da obra, com um prazo previsto de dez meses, foi aprovada apenas com a abstenção da vereadora eleita pelo PSD Teresa Leal Coelho.